sábado, 21 de março de 2009

Modalidades de Texto Científico

As modalidades do texto científico são divididas em 4 principais : ensaio acadêmico, artigo científico, relatório científico e projeto de pesquisa.
As características principais do ensaio acadêmico são as seguintes : presença clara de uma tese defendida pelo autor ( ou autores ), apresentada sucintamente no título e no resumo, e detalhada na introdução do ensaio acadêmico. É esperado que o autor defenda claramente sua posição em relação ao tema do ensaio acadêmico, reunindo evidências sólidas que sustentem sua argumentação. Para o perfeito entendimento do ensaio acadêmico, espera-se ainda que o autor construa elos de ligação entre as ideias contidas nos parágrafos do texto, parágrafos cujo conteúdo deve evidenciar os possíveis formatos de ensaio acadêmico : descritivo, explicativo, narrativo, comparativo, persuação ou reflexivo. Para encerrar, o autor deve dedicar especial atenção a espaço que contém as conclusões do ensaio, com o objetivo de cristalizar a opinião que ele espera difundir entre os leitores do texto.
Notoriamente mais formal, outra modalidade do texto acadêmico que deve ser caracterizada neste texto é o artigo científico.
Para ser considerado bem escrito e relevante, é interessante que o artigo conquiste a aprovação de pareceiristas que o avaliarão segundo alguns critérios muito claros : relevância do tema escolhido, originalidade, sua contribuição para a área, adequação da linguagem utilizada, coerência da argumentação, além da indispensável veracidade dos dados e informações apresentadas e respectiva validação da bibliografia utilizada para escreve o artigo.
A estrutura esperada para um artigo científico compacta o texto em título, nome dos autores e filiação institucional, resumo em português e inglês, conjunto de palavra-chave para facilitar consultas, introdução ao tema, desenvolvimento do tema ( argumentação que o sustenta ), conclusão e por fim, referências bibliográficas.
Uma terceira modalidade do texto científico utilizada pela comunidade acadêmica é o relatório científico. O relatório científico procura relatar projetos de pesquisa, experimentos, observações de campo - já realizados ou em andamento.
A redação do relatório científico começa com a releitura do projeto original, o que projeto que se pretendia realizar. Este projeto inicial deve ser contextualizado no texto do relatório científico e caso faça parte de um projeto maior, que envolva vários pesquisadores diferentes, esse fato deve ser mencionado no texto. A estrutura do relatório científico coeso deve conter : uma introdução, que explica o tema do trabalho, seus objetivos e sua relevância ; o desenvolvimento, detalhando sucessos, insucessos, bibliografia e outros pormenores e procedimentos utilizados para sua construção ; e uma conclusão, detalhando o que foi feito e o que ainda falta fazer para conclusão do trabalho, ou demonstrar o que foi encontrado, sua relevância e aplicabilidade, quando o relatório científico comente um trabalho já concluído.
A última modalidade a ser explicada neste texto é o projeto de pesquisa. Para começar seu projeto de pesquisa, é necessário que o autor mencione claramente qual é o tema de estudo.
Os caminhos utilizados, metodologia e outras formas de construção do projeto estão relacionados com o formato de projeto de pesquisa escolhido : quantitativa ou qualitativa.
O formato quantitativo reúne dados de ordem númerica, gráficos e tabelas que são utilizados para analisar os dados coletados e que servirão para confirmar ou negar a hipótese tratada para o tema do projeto de pesquisa. Já o formato qualitativo, é normalmente utilizado para pesquisa de fenômenos, principalmente relacionados as ciências humanas. Não é totalmente baseado em dados quantitativos. A ênfase do método qualitativo está em analisar as respostas dadas pelos averiguados ( participantes da pesquisa ) e a partir destas, demonstrar se está confirmada ou não a tese presente no projeto de pesquisa. Definido o tema e o método, a estrutura final do projeto de pesquisa expressa como conteúdo final : os objetivos da pesquisa, justificativa dada pelo autor sobre a importância do trabalho a ser desenvolvido, metodologia, materiais e métodos para que os objetivos propostos sejam alcançados, cronograma tentativo da pesquisa e as referências bibliográficas de suporte ao trabalho de pesquisa que será realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário