sábado, 2 de maio de 2009

Atividade 8 - Proposição de Tema

Minha proposta está relacionada ao modelo de ocupação urbana estabelecido para a cidade de Lucas do Rio Verde, no estado do Mato Grosso.
Conheci aquela região do Brasil executando atividades profissionais e fiquei intrigado com a dinâmica econômica e social da região. Em conversas mantidas com empresários e políticos locais, percebi que o poder público pouco influencia na esfera privada, o que cria uma coisa muito curiosa : as prefeituras que conheci naquela região são administradas quase que como empresas, cuja missão é organizar o desenvolvimento econômico e prover soluções para os problemas da população local. Há pouco espaço para populismo, e percebi um pragmatismo enorme nas escolhas políticas daquela região - as escolhas, como citei no parágrafo anterior, atendem uma lista de objetivos prioritários cuja finalidade principal é gerar desenvolvimento e renda. A cidade foi citada em matérias nacionais e internacionais como exemplo de desenvolvimento, com pleno emprego e crescente distribuição de renda - fato notório para um centro urbano distante 2.500km ou mais das grandes metropóles urbanas nacionais.

Título sugerido : Lucas do Rio Verde - Um modelo de desenvolvimento sustentável na fronteira amazônica ?

Modalidade de texto : projeto de pesquisa

Resumo : O governo militar resolveu impulsionar a ocupação de espaços vazios do território nacional, o que gerou uma nova onda migratória em direção ao oeste do Brasil. Alheios aos problemas causados por essa política, um grande número de pioneiros atende ao chamado e ocupa a fração norte do estado do Mato Grosso. A criação de espaços urbanos por esses pioneiros em regiões virgens da floresta amazônica é tema de discussão entre ambientalistas e desenvolvimentistas, discussões cuja importância é ampliada pela abordagem que a sustentabilidade do ecossistema regional e sua importância para o restante do planeta têm atualmente. O estudo da história do munícipio de Lucas do Rio Verde, sua organização urbana e matriz econômica visa demonstrar se é possível gerar desenvolvimento social sustentável na fronteira amazônica, colaborando para a preservação da porção intocada da floresta e para o equílibrio da produção de alimentos, consumidos no mercado interno e também exportados para outros países do mundo.

Referências :

COSTA, R.B. da. Fragmentação florestal e alternativas de desenvolvimento na região centro-oeste. Campo Grande. UDCB, 2003

CORREIA, Valmir B. Coronéis e Bandidos no Mato Grosso, Campo Grande, ed.UFMS, 1995

DIAS, Elisia Aparecida, e BORTONCELLO, Odila, Resgate Histórico do Município de Sorriso – “Portal da Agricultura no Cerrado Mato-Grossense”, Ijuí, Ed. Unijuí, 2000.

CHAGAS, Valdecir, Histórico de Lucas do Rio Verde até os Dias de Hoje, Tupi Comunicações, Lucas do Rio Verde, TV Rio Verde, 01/08/2001.

FERNANDES, Bernardo Mançano, MST, Formação e Territorialização, São Paulo, Ed. Hucitec, 1996.

ROCHA, Betty N. Posse da terra e diferenciação social em Lucas do Rio Verde (1970-1980), in XIII Encontro de História Anpuh-RIO http://www.encontro2008.rj.anpuh.org/site/anaiscomplementares

http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário