domingo, 4 de abril de 2010

Tocqueville

Ótimo começo na disciplina que centra sua análise sobre a obra de Alexis de Tocqueville. Adorei os textos dele. Estou bastante interessado por essa disciplina, que analisa o pensamento e a obra desse autor.
Textos magníficos de Norberto Bobbio e Raymond Aron para complementar a avaliação do pensamento liberal que permeia toda a obra de Tocqueville.
Acredito que vá melhorar ainda mais ao longo do semestre. A doutora responsável pelo programa é realmente excepcional professora e aprofunda meu gosto pelo pensamento político. É uma parte importante dessa singular oportunidade de estudar com profundidade muitas obras clássicas das ciências sociais e que, dado a extensão de sua influência, adentram outras vertentes das ciências humanas.
Certamente vou dedicar muita atenção para esse tema ( Tocqueville ). Embora goste bastante da sociologia relacionada com consumo, acho que não conseguirei fugir das boas avaliações que tenho em disciplinas da ciência política, para um eventual programa de mestrado. Meu projeto de pesquisa esteve relacionado com o tema e representou a melhor nota do semestre passado. Gosto tanto de uma coisa, mas acabo adaptado em outra. Decidirei adiante, como sempre. Enquanto isso, vou aproveitar os textos dele, do Bobbio e do Raymond Aron. A distração que eles representam permite obter um ângulo diferente sobre os problemas diários, as obrigações que estão sempre impostas. Ainda bem que posso distrair meu dia nas noites de debate e análise dessas espetaculares obras, antes de ... começar um outro dia, com obrigações, pressões e o cotidiano. É o equilíbrio, e é bom que ele exista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário